Monte da Apariça
PT | EN

RAÇA MERTOLENGA

A raça Mertolenga é uma raça autóctone, certificada com DOP (Denominação de Origem Protegida), muito rústica e bem adaptada ao clima e pastagens do Baixo Alentejo. É uma carne tenra e com um sabor muito característico e intenso, que faz as delícias de quem tem a oportunidade de a provar; atributos únicos e comprovados por painéis de provadores que deram à Carne Mertolenga quase os níveis máximos de classificação.

A raça Mertolenga está intrinsecamente ligada ao montado alentejano, no qual vive e maneia, alimentando-se e passeando em total ausência de stress. A sua vivência contribui de forma decisiva para a sustentabilidade deste ecossistema natural, único no mundo.

A alimentação do efectivo da Herdade da Apariça tem por base as diversas pastagens semeadas e melhoradas. Dois pivots de 20ha cada permitem, em rotação, produzir feno, silagem e pastagens de alta qualidade.

Os machos nascidos na Herdade são comercializados através da Promert, S.A., empresa que se dedica à comercialização, promoção e divulgação desta Raça, cujas origens se situam na região de Mértola.