Monte da Apariça
PT | EN

VENHA VISITAR a Herdade do Monte da Apariça

A HISTÓRIA

A Herdade da Apariça e Chaparral, de 720ha, foi adquirida em 1995 por Jorge Bobone e seu pai Carlos Bobone. Situada no Baixo Alentejo, entre Castro Verde e Mértola, a sua principal actividade é a produção em extensivo de vacas da Raça Mertolenga em linha pura para carne, tendo um efectivo total de 400 animais, entre fêmeas reprodutoras (240), touros (4) e crias. Os seus proprietários integram a Associação de Criadores de Bovinos Mertolengos.

Em 1995, quando adquiriram a propriedade que mais tarde foi transformada no exemplo que é do melhor Turismo Rural no Alentejo, esta era apenas pastoreada por ovelhas e poucas culturas ou pastagens se faziam. Sendo na grande maioria uma Zona Estepária com muito pouco coberto florestal, optou-se logo de início por fazer diversas florestações com as árvores mais características e predominantes nesta zona do país: azinheiras e sobreiros. Neste momento, a Herdade conta com um total de 280ha de montado de azinho e sobro, que em muito vão beneficiar a zona no futuro.

Mais recentemente, em 2007, Jorge Bobone iniciou-se na criação de Cavalos Puro-Sangue Árabe, uma raça pela qual tem grande paixão desde criança, não só pela sua beleza e resistência, mas principalmente pela sua entrega, humildade e simpatia.

Sempre com o objectivo de criar cavalos com boas linhagens e grande aptidão para Endurance, e acima de tudo cavalos funcionais para qualquer tipo de desporto, Jorge Bobone tem hoje 3 éguas a criar, 3 garanhões e várias crias.

Também em 2007, a Herdade da Apariça e Chaparral obteve o 1º lugar a nível nacional num concurso organizado pela SPEA, "CONHEÇA AS AVES DA SUA PROPRIEDADE", concurso este que distinguiu a Herdade da Apariça e Chaparral como a melhor a nível nacional para a actividade de Bird Watching ou Observação das Aves e da Natureza, tendo em conta a diversidade de fauna e flora que se podem observar nos seus 720ha.

Aquando da aquisição da Herdade da Apariça, as casas do Monte estavam todas em ruínas. Passo-a-passo, o Turismo Rural Monte da Apariça foi sendo reconstruído, mantendo a traça tradicional alentejana e a funcionalidade de uma Herdade com uma grande vertente agrícola.

Porque a Herdade tem ainda uma vertente cinegética, em 2006 foi inaugurada uma sala de jantar com lareira e 50 lugares sentados, equipada com uma cozinha industrial e duas casas de banho. Este espaço tem servido de Pavilhão de Caça para receber e servir os almoços e jantares do grupo de caçadores que habitualmente faz a sua temporada de caça na Herdade da Apariça.

A ENVOLVENTE

O Turismo Rural Monte da Apariça está inserida na Zona de Protecção Especial de Castro Verde, onde predomina a estepe. Mas como toda uma extrema é formada pela Ribeira de Cobres, a paisagem modifica-se para montado de azinho disperso, com algumas zonas de estevas. Do Monte avista-se uma grande barragem de 20ha onde se podem observar uma enorme variedade de aves aquáticas e outras, bem como lontras, etc.

A Herdade da Apariça encontra-se a 20 minutos da A2 (saída Castro Verde), a 15 minutos de Castro Verde, a 40 minutos de Beja, a 30 minutos de Mértola e a 50 minutos de Albufeira. A praia mais próxima é a de Vila Nova de Mil Fontes, a 45 minutos de distância.

Locais de interesse: Igreja Matriz de Castro Verde, Adegas, Pulo do Lobo, Mértola, Mina de São Domingos e a sua praia fluvial, Pomarão.